domingo, 16 de maio de 2010

Medo gera medo

A falta de segurança nas grandes cidades aumentou a procura por serviços de segurança privada. Hoje, os negócios das companhias do setor de segurança superaram US$ 1 bilhão. Mas, será que segurança privada é mesmo a solução?

“O Brasil já conta com mais de 1,5 milhões de câmeras de segurança, das quais 80% em São Paulo, e 600 mil vigilantes, mais que os efetivos do Exército, da Marinha e da Polícia Militar juntos”, declara o jornal francês “Le Figaro” em reportagem publicada na primeira semana de agosto deste ano. No entanto, os crimes continuam acontecendo. Aproximadamente, 800 pessoas são assaltadas em São Paulo todos os dias.

A violência não diminuiu com o controle de serviços privados. Uma prova disso são as taxas de homicídios nas grandes cidades que quase dobraram nos anos de 1980 onde 52% dessas vítimas foram mortas por vigilantes ilegais. Em contra- partida, o medo e a paranóia da população aumentou, bem como doenças relacionadas a esse medo constante como síndromes do pânico e fobias sociais.

Essa é a prova de que o medo gera mais medo e de que a segurança privada ainda não é a solução.

Nenhum comentário: