quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Grades do condomínio, das casas, da vida.


Nossas casas têm muros altos com sistema elétrico, nossas janelas têm grades, nossas portas duas, às vezes três, fechaduras e mesmo assim quando ouvimos algum barulho ficamos intimidados. Com medo e nos perguntando se alguém pode estar por perto.

A família toda tem celular, todo mundo diz aonde vai, com quem e que horas volta, os pais levam e buscam os filhos onde quer que eles queiram ir.

Nossos carros têm alarme, radar, blindagem, vidro elétrico, trava elétrica, e ar condicionado não só para nosso conforto e sim porque é perigoso andar com o vidro aberto. Quanto melhor o carro, maior é o medo. Não podemos parar no semáforo. Para entrar no carro é preciso olhar bem em volta.

Qualquer deslize pode ser fatal. Pode até ser paranóia, mas é assim que vive a grande maioria das pessoas nos centros urbanos.

Às vezes, da até vontade de ser bem pobrezinho. Será que os barracos nas favelas também sofrem assaltos. Está aí? Uma coisa que eu gostaria de saber.

4 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de deixar um comentário sobre a indústria que se beneficia dessas "grades", se vende muito mais ar condicionado do que antes, se vende muito mais carros blindados do que antes, se vende muito mais serviços de radar do que antes, ou antes nem existia esse serviço, tem gente que lucra com isso!

Unknown disse...

Bom...se os barracos são assaltados não sei, mas q a diferença social faz da cidade um campo de guerra onde o mais forte são os que tem armas na mão, já vi gente pobre e rica morrer pela violência...gente honesta e trabalhadora...vivemos realmente na selva urbana e o poder da vida e da morte esta na mão de dois núcleos de pessoas despreparadas...a policia e os bandidos...

Carla Luz disse...

São assaltados sim. Até os mendigos são assaltados, pode acreditar.

Também acho um absurdo, vivermos tão cheios de grades. Meu sonho é ter uma casa cujas janelas não tenham grades... Até que o meu bairro (Jardim Bangu - RJ) não é tão problemático assim. Já dormi com a casa toda aberta, sem trancar, nem portas nem janelas e nada aconteceu. Mas acho que foi pura sorte. Não me arrisco outra vez.
Abraço

Anônimo disse...

Muito bom, Janaina M!
Pois e,com a falta de segurança que por maus resultados de nossos governantes e/ou por conta de outros fatores, que muitas vezes por medo nos coloca cada vez mais dentro de casa, nos privando de nossa liberdade! *E nosso direito de ir e vir?